Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz

Projetos que não necessitam de apreciação ética

As pesquisas de alunos da ENSP, vinculadas aos seus cursos de lato sensu ou stricto sensu, ou pesquisas individuais de pesquisadores da ENSP, que utilizarão apenas dados de domínio público de acesso IRRESTRITO (com identificação ou não de indivíduos), não necessitam apreciação por parte do Sistema CEP-CONEP (veja em "dúvidas frequentes", demais casos que não necessitam passar pela apreciação do sistema CEP/CONEP).

No entanto, para aqueles que desejarem, o CEP/ENSP poderá emitir um "Parecer de Dispensa”. Para estes casos, não deve cadastrar o projeto na Plataforma Brasil. O parecer será emitido em um prazo de 15 dias. Para tal, o pesquisador deverá enviar os seguintes documentos para o e-mail cep@ensp.fiocruz.br com assunto nomeado "DISPENSA DE ANÁLISE ÉTICA - Nome do Pesquisador" :

ü Formulário de encaminhamento com assinatura do orientador, no caso de alunos (ver em "Pesquisa - Projeto de Pesquisa - Documentos Necessários");

ü Carta justificando a necessidade do parecer;

ü Projeto na íntegra.

 

Atenção: É importante verificar se o projeto aplica-se à dispensa de parecer do CEP antes de iniciar a coleta ou análise dos dados. Envie o quanto antes a documentação listada acima para a apreciação do CEP.

O aluno deve apresentar o pedido de dispensa ao CEP dentro de 30 dias após qualificação (ANTES DE INÍCIO DO CAMPO)