O ideal é que qualquer alteração no número de participantes seja submetida ao CEP, por meio de emenda, antes da inclusão de novos participantes na pesquisa.
Entretanto, reconhece-se que, em determinadas metodologias, especialmente em pesquisas qualitativas ou em estudos cujo número final de participantes depende de critérios metodológicos definidos durante a execução, essa previsão nem sempre é possível.
Nesses casos, o(a) pesquisador(a) deverá submeter uma emenda ao CEP tão logo identifique a necessidade de ampliar o número de participantes, atualizando todas as informações do protocolo que possam ser impactadas por essa alteração, tais como justificativa metodológica, riscos, benefícios, procedimentos, formas de retorno aos participantes e orçamento, quando aplicável.
Observação: Caso o período para apresentação do relatório parcial da pesquisa esteja próximo, recomenda-se que a emenda seja submetida previamente e, após a emissão de parecer favorável, seja encaminhado o relatório parcial atualizado, por meio de notificação na Plataforma Brasil.