Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz

Modificações efetuadas após aprovação do CEP/ENSP

Extrapolei minha previsão de número amostral/número de participantes ao coletar meus dados. O que devo fazer?

O ideal é que qualquer alteração no número de participantes seja submetida ao CEP, por meio de emenda, antes da inclusão de novos participantes na pesquisa.

Entretanto, reconhece-se que, em determinadas metodologias, especialmente em pesquisas qualitativas ou em estudos cujo número final de participantes depende de critérios metodológicos definidos durante a execução, essa previsão nem sempre é possível.

Meu cronograma está encerrando mas ainda não terminei minha pesquisa. Preciso fazer alguma coisa em relação ao CEP?

Sim. Antes do término do cronograma aprovado, o(a) pesquisador(a) deverá solicitar uma emenda ao CEP, por meio da Plataforma Brasil, para atualizar o cronograma e justificar a necessidade de prorrogação da pesquisa, bem como informar outras alterações, se houver.

Após o envio da emenda, o(a) pesquisador(a) deverá aguardar a emissão de parecer favorável do CEP antes de dar continuidade às atividades previstas na alteração.