Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz

Modificações efetuadas após aprovação do CEP/ENSP

Extrapolei minha previsão de número amostral/número de participantes ao coletar meus dados. O que devo fazer?

O ideal seria que o pesquisador encaminhasse uma emenda ao CEP antes do recrutamento dos participantes. Mas em algumas metodologias sabemos que esta previsão não é possível. Nestes casos, o pesquisador deverá submeter ao CEP uma emenda o mais rápido possível para atualização do seu número de participantes e alterações relacionadas, como por exemplo, riscos e retorno aos participantes, além de orçamento previsto para ressarcimento, se aplicável.

Não alcançarei o número de participantes/amostra prevista para minha pesquisa. Preciso informar ao CEP?

Sim. Toda modificação prevista em uma pesquisa deve ser informada ao CEP antes que seja efetuada, por meio de emenda ao protocolo aprovado. O pesquisador deve submeter uma emenda para análise ética, por meio da Plataforma Brasil e aguardar a emissão de parecer favorável. Veja as orientações relacionadas ao envio de emendas ao CEP/ENSP em: [Pesquisa], [Projetos de pesquisa], [como submeter seu projeto], Item 3 (Solicitação de Emendas ao Protocolo aprovado).

Meu cronograma está encerrando mas ainda não terminei minha pesquisa. Preciso fazer alguma coisa em relação ao CEP?

Sim, o CEP precisa ser comunicado. A comunicação deve ser feita ANTES de serem executadas as alterações, da seguinte maneira: Você deve entrar no cadastro de seu projeto na Plataforma Brasil e solicitar uma emenda. Ao abrir o formulário da plataforma você deverá prosseguir o cadastro até o cronograma, fazer a atualização necessária e, no item “Justificativa de Emenda”, solicitar a extensão do prazo para a pesquisa, explicar que está atualizando o cronograma, quais outras alterações precisará fazer e o motivo de não ter cumprido o previsto. Não esquecer de clicar em “enviar ao CEP”.